Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

“CoolAtividades” - Feira do Associativismo Cultural mostra tradições locais | De 18 a 20 de setembro na FIARTIL

Em 18-09-2015
Iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, esta feira inédita será a montra viva do trabalho desenvolvido por 34 associações e coletividades culturais e recreativas
 
Workshops de cante alentejano, técnica vocal ou canto coral, dança tradicional, folclore, teatro, esgrima  cénica  e “cavalhadas” de bicicleta são algumas das propostas “cool” que os visitantes podem encontrar nesta Feira do Associativismo Cultural. 
 
“A pluralidade cultural, a integração e intervenção cívica são desde sempre características muito vincadas nas gentes de Cascais”, destaca Nuno Piteira Lopes, vereador da Câmara Municipal de Cascais, acrescentando que “estas associações e coletividades, algumas com mais de 100 anos, trabalham diariamente para oferecer um vasto leque de atividades e espetáculos culturais”. Um trabalho que tem contribuído para a preservação do património cultural concelhio, mas também, como realça o vereador, para “um importante papel social de integração: no movimento associativo todos temos lugar e o movimento associativo tem lugar para todos.”
 
O desafio lançado à população não é apenas para visitar o espaço, mas para participar nas muitas atividades. Do programa organizado em parceria com as associações fazem parte jogos tradicionais, espetáculos e animações - algumas das quais vão envolver o público - de modalidades como ballet infantil, karaté, danças de salão, hip hop, dança jazz e zumba. 
 
A música está sempre assegurada ao longo dos três dias da “CoolAtividades” com a presença de grupos corais, bandas filarmónicas e orquestras ligeiras, grupos de rock e tambores ligados às coletividades, cujo trabalho, embora de qualidade reconhecida, está ainda pouco divulgado entre a população. 
 
Os Pregões de Lisboa e um flashmob de coros são outras duas iniciativas que prometem entusiasmar o público que pode aproveitar para o convívio familiar e também para petiscar nas tasquinhas instaladas no espaço da feira.
 
No dia da abertura, às 21h30, todos estão convidados para participar no Baile Cool com a Banda Prestige.
 



ENVIE ESTE EVENTO POR EMAIL PARA UM(A) AMIGO(A) >>